Artigo de Pedro Barbosa, cientista político e diretor do Instituto Opnus, para o Diário do Nordeste sobre as eleições deste ano.
“A atenção de jornalistas, analistas e atores políticos volta-se, agora, para tentar prever se as eleições municipais deste ano serão pautadas pela polarização ou se as questões locais continuarão no centro do debate. Responder a essa questão é fundamental para a estratégia dos candidatos, pois permitirá definir conceitos e narrativas que serão apresentadas durante as campanhas.
Um olhar menos cuidadoso talvez nos fizesse pensar que o resultado da eleição presidencial assegura competitividade a qualquer candidatura petista ou bolsonarista nos pleitos municipais deste ano, prenunciando uma repetição do embate de 2022, agora a nível municipal. Contudo, quando nos debruçamos um pouco mais sobre os dados, vemos que a realidade da maioria dos municípios brasileiros não foi de uma eleição acirrada. O que temos, na verdade, é uma maioria de cidades onde um ou outro saiu vitorioso com vantagem razoável sobre o adversário.”
Confira o artigo completo no site do Diário do Nordeste:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colaboradores/a-polarizacao-ira-definir-as-eleicoes-municipais-1.3484592